domingo, 12 de dezembro de 2010

Fisiologia Animal (Excreção)

A excreção tem basicamente duas finalidades:
remover e eliminar os resíduos metabólicos de origem celular;
manter a regulação osmótica, isto é, o equilíbrio hidrossalino dos fluídos corpóreos.


Os excretas nitrogenados são os resultantes do metabolismo das proteínas. Podendo ser: amônia, uréia e ácido úrico.De acordo com o produto de excreção nitrogenada predominante, os animais classificam-se em: Animais amoniotélicos: que excretam principalmente amônia; Animais ureotélicos: que excretam principalmente uréia; Animais uricotélicos: que excretam principalmente ácido úrico.


AMÔNIA


Dos excretas nitrogenados é o mais tóxico, sendo eliminada conforme é produzida. Seu processo de eliminação é facilitado por essa substância ser bastante solúvel em água. Consequentemente, o animal ao eliminar a amônia libera também grande quantidade de água, podendo causar desidratação. 
Por isso os animais que excretam amônia são encontrados em locais com grande disponibilidade de água. 
Ex.: Animais aquáticos.


URÉIA


É encontrada nos peixes cartilaginosos, nos anfíbios e nos mamíferos. É menos tóxica que a amônia, e é eliminada com menos perda de água.


ÁCIDO ÚRICO


É pouco tóxico e praticamente insolúvel em água. Produzido por insetos, répteis e aves. 
Por ser insolúvel em água indica que o animal pode acumular este excreta no organismo por um período muito longo. Devido a elevada economia hídrica, o ácido úrico contribui de forma marcante para a adaptação do animal à vida terrestre. 




CURIOSIDADES!!

A excreção dos moluscos é feita por um conjunto de metanefrídios que se unem para formar 1 ou 2 Rins esponjosos, que retiram excretas da cavidade Pericárdica ;
Nos moluscos aquáticos o excreta principal é a amônia, enquanto nos terrestres é a uréia.
♣ A excreção é feita pelos túbulos de Malpighi e a principal excreta nitrogenada é o ácido úrico, que é excretado junto com as fezes. Nem todas as excretas saem pelos túbulos de Malpighi. Alguns sais são depositados na cutícula e são descartados na muda. A excreção do ácido úrico representa uma grande economia de água, devido ao metabolismo de proteínas.







Um comentário: