domingo, 12 de dezembro de 2010

Fisiologia Animal (Excreção)

A excreção tem basicamente duas finalidades:
remover e eliminar os resíduos metabólicos de origem celular;
manter a regulação osmótica, isto é, o equilíbrio hidrossalino dos fluídos corpóreos.


Os excretas nitrogenados são os resultantes do metabolismo das proteínas. Podendo ser: amônia, uréia e ácido úrico.De acordo com o produto de excreção nitrogenada predominante, os animais classificam-se em: Animais amoniotélicos: que excretam principalmente amônia; Animais ureotélicos: que excretam principalmente uréia; Animais uricotélicos: que excretam principalmente ácido úrico.


AMÔNIA


Dos excretas nitrogenados é o mais tóxico, sendo eliminada conforme é produzida. Seu processo de eliminação é facilitado por essa substância ser bastante solúvel em água. Consequentemente, o animal ao eliminar a amônia libera também grande quantidade de água, podendo causar desidratação. 
Por isso os animais que excretam amônia são encontrados em locais com grande disponibilidade de água. 
Ex.: Animais aquáticos.


URÉIA


É encontrada nos peixes cartilaginosos, nos anfíbios e nos mamíferos. É menos tóxica que a amônia, e é eliminada com menos perda de água.


ÁCIDO ÚRICO


É pouco tóxico e praticamente insolúvel em água. Produzido por insetos, répteis e aves. 
Por ser insolúvel em água indica que o animal pode acumular este excreta no organismo por um período muito longo. Devido a elevada economia hídrica, o ácido úrico contribui de forma marcante para a adaptação do animal à vida terrestre. 




CURIOSIDADES!!

A excreção dos moluscos é feita por um conjunto de metanefrídios que se unem para formar 1 ou 2 Rins esponjosos, que retiram excretas da cavidade Pericárdica ;
Nos moluscos aquáticos o excreta principal é a amônia, enquanto nos terrestres é a uréia.
♣ A excreção é feita pelos túbulos de Malpighi e a principal excreta nitrogenada é o ácido úrico, que é excretado junto com as fezes. Nem todas as excretas saem pelos túbulos de Malpighi. Alguns sais são depositados na cutícula e são descartados na muda. A excreção do ácido úrico representa uma grande economia de água, devido ao metabolismo de proteínas.







Excreção nos Animais Vertebrados

partes do rim - sistema excretor


É formado pelos seguintes órgãos:
Rins:
É o principal órgão que compõe o sistema excretor nos vertebrados, pois é o responsável pela filtragem sanguínea(chamada de diálise do sangue). Eles são dois, possuem um formato de feijão, com aproximadamente 12cm. Se localizam nos lados da coluna vertebrada, na região do abdômen.
Em cada rim chega um ramo da artéria aorta, com sangue a ser filtrado. Após a filtração desse sangue, ele é jogado novamente na corrente sanguínea, por meio da veia cava inferior. Na filtragem ficam resíduos, a urina, que é levada pelos ureteres até a bexiga, onde será armazenada para posterior eliminação pela uretra (no homem esse canal serve tanto para a liberação de urina quanto do esperma, nas mulheres existem estruturas separadas para as duas substâncias).
O rim é dividido em duas regiões, chamadas de Córtex renal e Medula Renal, respectivamente a parte mais externa e interna do rim. Na medula renal, existem estruturas chamadas de pirâmides de Malpighi, que se convergem na região central do rim, formando o bacinete. Dos bacinetes partem os ureteres. No córtex renal ficam estruturas microscópicas chamadas de néfrons*, onde o sangue é efetivamente filtrado. Os tubos coletores recebem as excretas dos néfrons, levando-as até as pirâmides de Malpighi.

*Os néfrons são constituídos por uma estrutura chamada cápsula de Bowman, onde existem vários capilares sanguíneos. Dessa cápsula, sai o túbulo renal, que pode ser dividido em três partes: região proximal (próxima à capsula de Bowman), a alça de Henle e a região distal (mais distante da cápsula), chegando ao tubo coletor (ou duto coletor). Conectada a cápsula de Bowman está a arteríola aferente (proveniente da artéria renal), que se ramifica nos capilares sanguíneos, chamados de Glomérulo de Malpighi. Aí é onde acontece grande parte da filtragem do sangue. Então esses capilares se juntam novamente, formando a arteríola eferente. Essa por sua vez, se ramificará, envolvendo todo o túbulo renal (capilares peritubulares), reabsorvendo algumas substâncias que passaram para dentro do néfron. Essas ramificações, novamente, se reúnem nas vênulas, que se ligam à veia renal e à veia cava inferior. Observe o esquema abaixo, para visualizar as estruturas.
partes de um néfron - sistema excretor

Resumindo, o sangue fará o seguinte percurso:
Aorta -> artéria renal -> arteríola aferente -> glomérulo de Malpighi -> arteríola eferente -> capilares peritubulares -> veia renal -> veia cava inferior.

♥ Ureteres:
É o tubo que liga o bacinete de cada rim à bexiga urinária.

♥ Bexiga:
É um compartimento para o armazenamento temporário da urina. Como o sangue é filtrado a todo momento, os animais vertebrados (e nós humanos), teríamos que “fazer xixi” a todo momento. Para que isso não seja necessário, a bexiga armazena por um período toda a urina produzida. A capacidade média das bexigas é de 250mL. Ela é formada por músculos lisos (contração involuntária).

♥ Uretra:
Canal por onde a urina da bexiga é expelida para fora do corpo. Ao redor desse duto existem músculos, chamados de esfíncteres, que pressionam o canal, fechando-o. Quando urinamos, esses músculos relaxam, abrindo o caminho para a urina. Nos homens, esse canal é utilizado tanto para passagem de urina quanto de esperma. O ato de urinar é chamado de micção.
Outros órgãos fazem também o papel de excretores, como a pele e pulmões. O suor tem função principal de resfriar o corpo, mas como contém sais minerais e água, não deixa de ser uma excreta também. Os pulmões também liberam água no ar expirado.

Produtos da Excreção dos Vertebrados:

A excreção é um dos mecanismos que promove a homeostasia. Esta última consiste na liberação dos resíduos do metabolismo, sendo a maioria destes, tóxica.

Para que a excreção ocorra, devem ser executados três processos: filtração seletiva dos fluidos corporais; reabsorção das substâncias filtradas úteis ao organismo e secreção das substâncias não-necessárias ao organismo para o meio externo. 

O produto do metabolismo de aminoácidos é o amoníaco. Este reage com a água, resultando em íon amônia (NH4+), bastante tóxico, mas muito solúvel em água. Desde que haja uma boa disponibilidade desta, liberar amônia não é um problema. Entretanto, por se difundir facilmente nos tecidos, a ausência de água pode causar sérios danos aos animais. 


→ Peixes ósseos e alguns anfíbios têm como produto de excreção, a amônia. Como esses animais são aquáticos ou semi-aquáticos, a perda desta juntamente com água, na excreção, não vem a ser um problema. Estes animais são denominados amoniotélicos. 


→ A partir da amônia, a uréia, menos tóxica, é produzida no fígado dos mamíferos, peixes cartilaginosos, alguns anfíbios e alguns répteis, e é eliminada via urina. Estes são os ureotélicos. 



→ Répteis e aves têm a amônia resultante transformada, no fígado, em ácido úrico – menos tóxico que os outros dois e menos solúvel em água - que será excretado junto com as fezes do animal. A excreção de ácido úrico é uma boa estratégia de evitar perda de água nestes animais terrestres, chamados uricotélicos. 





terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Excreção nos Animais Invertebrados

A excreção nos animais invertebrados, se dá pro diferentes formas, como vamos ver nos tópicos a seguir:
[De acordo com os filos....]


♥Filo Porífera as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor. Os rejeitos saem das células por difusão em direção à cavidade da espongiocele (o átrio), saindo pela abertura do ósculo (orifício superior), decorrente de um fluxo de água provocado pelo batimento flagelar dos coanócitos dispostos na sua superfície interna. 

♥Filo Cnidária nos cnidários a excreção ocorre de forma semelhante aos poríferos, eliminando os rejeitos através das paredes do corpo. Contudo, sendo captado pela cavidade gastrovascular, e dessa saindo pela boca circundada por tentáculos. 

♥Filo Platyelminthes  nos platelmintos, a remoção das excretas é realizada por protonefrídios, formando um sistema de túbulos interconectados a duas redes tubulares laterais coletoras de excrementos, coletados e eliminados para o exterior do organismo (saindo pela boca), devido ao fluxo de água causado pelo batimento de cílios existentes em células-flamas na extremidade dos túbulos. 

♥Filo Nematoda  – nos nematódeos as excretas podem ser eliminadas pela superfície do corpo, ou por meio de canais coletores contendo células especializadas denominadas renete. 

♥Filo Mollusca já os moluscos possuem excreção por metanefrídios. Cada uma dessas unidades se constitui de um duto com duas aberturas, uma delas em funil ciliado atuando na filtragem do líquido celomático, e a outra por onde o excremento é eliminando. 

♥Filo Annelida  – os anelídeos, seres metamerizados, apresentam em cada segmento do corpo um par de tubos (também metanefrídios) com extremidades abertas, uma delas voltada para o interior e a outra para o exterior do organismo, comunicando a cavidade celomática com o meio ambiente. 

♥Filo Arthropoda nos insetos, o sistema excretor se diferencia de acordo com as subdivisões desse grupo. Na maioria dos insetos, a captação dos resíduos metabólicos é recolhida por um sistema de túbulos de malpighi, que nos aracnídeos está associado a um conjunto de glândulas coxais. Nos crustáceos, essa função é desempenhada por um complexo de glândulas verdes. 

♥Filo Echinodermata  nesse grupo o aparelho excretor é ausente, sendo as partículas e substâncias excretas, difundidas pela água circulante no sistema hidrovascular.